Ao ler o mito de Ulisses de Homero fiz várias reflexões acerca do seu conteúdo. E a principal foi comparar com o nosso mundo de hoje. De fato, podemos fazer várias correlações com o que está acontecendo com a nossa sociedade e o mito. Vamos, então, às comparações!
O mito em si versa sobre a busca de Ulisses por novos desafios. Conhecido pela Odisseia de Homero, onde, em suma, o mesmo se aventurou por vários obstáculos em que aquela época proporcionava. Ulisses era casado com Penélope e tinha um filho, além de ser um príncipe eloquente, fino, ardiloso, engenhoso: com os seus dolos ele contribuiu tanto para a tomada de Troia e tinha como característica a bravura como os outros generais gregos.
Ele ficou marcado pelos atos de bravura e de descobertas, além da busca pelo seu aperfeiçoamento. Mas, além disso, o mito releva uma interessante "estória" onde a sua esposa o aguardava de sua saga pelo mundo. Penélope, junto com o seu filho, ao deparar que ficariam por um longo tempo sem Ulisses, começaram a realizar algumas tarefas. Ela começou a "coser" alguns tecidos. E fazia essa atividade diariamente na espera de seu marido. Posteriormente, iniciou um complemento a essa ação, isto é, "coser" de dia os tecidos e, à noite, "descoser". Um ato de muita compaixão para com a espera de Ulisses. Um ato de muita tolerância por parte da Penélope. Um ato que, me parece, em falta nos dias de hoje.
Por outro lado, a bravura de Ulisses também mostra a sua busca por novos desafios, empreendimentos e um reconhecimento maior de si mesmo. Hoje, em alguns casos, pouco vistos entre as gerações mais jovens. Aqui, de maneira nenhuma quero generalizar isso, no entanto, para construir uma sociedade mais empreendedora, temos que romper paradigmas e diariamente temos que ser desafiados. Tanto no perfil de Penélope quanto de Ulisses, encontramos características relevantes de nossa sociedade. O mito serve para descrever e proporcionar essas comparações.
Enfim, após suas viagens, sagas e conquistas, Ulisses retorna ao seu reinado e encontra novamente Penélope. Esse mito traz uma analogia com o atual cenário social e econômico revelando intolerâncias, falta de comprometimento, e de criação. Criar, empreender e arriscar no mercado são desafios enormes, mas não esmorecer me parece o verbo a ser aplicado!